Este miúdo, Christian Hopkins, de 20 anos, fez da fotografia uma terapia. Christian sofre de depressão aguda e tem sido através da representação fotográfica que realiza e produz, retratos melancólicos e surreais, que tem encontrado o seu equilíbrio.
Há muito que se sabe que a arte é um bom complemento terapêutico para determinados problemas da vida, pois é uma das melhores formas de expressar emoções sem a necessidade de as verbalizar. Muitas vezes, é a incapacidade de explicar o que se sente, a sensação de exposição, de loucura e de que ninguém nos vais entender, que inibe a procura e a verbalização das nossa emoções.
É de lamentar que, apesar de tanta informação já existente sobre este tipo de terapêutica, ainda hoje, no sistema nacional de saúde, não se tenha arranjado espaço para a verdadeira arte-terapia individual que por vezes se “engana” com terapias ocupacionais de grupos. Com isto não quero tirar a importância de tais serviços.
Mas é importante entender que a intervenção individual também o é, pois existem certas emoções em que o medo é tão grande que é preciso um lugar seguro, um lugar onde podemos baixar as resistências para realmente sermos nós e as nossas circunstâncias. E isso não é em lugares “cheios” de pessoas ou enchendo-nos de comprimidos. É evidente que por detrás disto tudo existem os interesses económicos da industria farmacêutica e aqui travamos uma luta muito desigual, contudo não impossível de vencer.
É impressionante a luta de Christian contra a depressão: as suas imagens vulneráveis demonstram a sua grande coragem. Ficam aqui algumas fotos que quase desapareceram após um severo episódio de depressão, e que acabou no Reddit, publicado por um amigo, tornando Christian mais conhecido. Hoje, podem ser uma ajuda para quem está neste processo tão difícil que é a depressão.

